SENAI/RR

Publicado em: 03/07/2013 - 21:23h Editado em: 10/12/2014 - 10:00h

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Departamento Regional de Roraima, instituído pelo Conselho Nacional do SENAI através da Proposição n.º 13 e Ato Ad Referendum n.º 05/91 em 1º de julho de 1991, serviço social autônomo, atua como entidade paraestatal no Estado de Roraima.

A implantação do SENAI em Boa Vista ocorreu em julho de 1987, por meio de um Convênio de Cooperação Técnica entre o Governo do ex-Território Federal de Roraima e o Departamento Regional do SENAI do Amazonas, proporcionando nessa época a implantação em Roraima do Centro de Formação Profissional de Boa Vista.

Para exercer a função de diretor do referido centro, O SENAI/AM designou o Prof. José Fernandes Hollanda, que permaneceu até julho de 1991, quando foi criada a Federação das Indústrias do Estado de Roraima.

Com este advento, no dia 1º de agosto desse mesmo ano, tiveram início as atividades do Departamento Regional do SENAI de Roraima e também do Centro de Formação Profissional – CFP, que recebeu o nome de Prof. Arivaldo Silveira Fontes.

Para estruturar o SENAI/RR como Departamento Regional autônomo, o Departamento Nacional do SENAI, por solicitação da Federação das Indústrias do Estado de Roraima, enviou dois técnicos: Fernando Antônio Hora Menezes e Enett Peçanha, Diretor Regional e Gerente Administrativo e Financeiro, respectivamente, que permaneceram desde o início das atividades até 09 de dezembro de 1991.

Em 1992, o SENAI/RR, juntamente com o SESI/RR, adquiriu um prédio localizado na Avenida Capitão Júlio Bezerra, onde funcionaram os departamentos regionais das duas casas. Nesse período, as atividades fim do SENAI eram desenvolvidas em um prédio cedido em  comodato pelo Governo do Estado, localizado no Bairro Calungá no qual estavam instaladas as oficinas do Centro de Formação  Profissional.

Em 1996, teve início a construção da sede própria da Unidade Operacional do SENAI/RR localizada à Avenida dos Imigrantes, 399, Bairro Asa Branca, onde também ficaria instalada a Direção Regional. Quando da inauguração dessas instalações em abril de 1997, o CFP passou a receber o nome de Prof. Alexandre Figueira Rodrigues.

Desde o dia 1º de março de 2007, o SENAI-RR está sob a direção do Engenheiro Civil, Sr. Arnaldo Mendes de Souza Cruz e a Direção do Centro de Formação Profissional está sob a responsabilidade da Srª Jacqueline Abreu de Oliveira Vieira.

​Compõem o SENAI Roraima o Departamento Regional, o Centro de Formação Profissional - CFP, hoje denominado Prof. Alexandre Figueira Rodrigues e uma Unidade no Município de Rorainópolis. Conta ainda com quatro Unidades Móveis – U.M. polivalentes, são elas: 2 U.M. Informática,  01 U.M de Alimentos e 01 de Construção Civil. As Unidades Móveis são compostas por máquinas e equipamentos modernos e com capacidade para atender, em média, 15 alunos por turma, cada uma. O ambiente climatizado e ergonomicamente projetado das unidades possibilita aos usuários o mesmo conforto das salas de aula do SENAI.

O atendimento em ambientes externos ao Centro de Formação Profissional do SENAI é possível devido ao Serviço de Ações Móveis – SAM que tem como objetivo otimizar o atendimento às demandas por Qualificação Profissional e Serviços Técnicos e Tecnológicos nas localidades do Estado onde a unidade fixa não consegue contemplar, oferecendo oportunidade à população carente de capacitação, ampliando sua renda e melhorando sua qualidade de vida

O SENAI Roraima visando atender a sua clientela tem duas linhas de atuação:

Educação Profissional e Serviços Técnicos Tecnológicos - STT.

As ações de Educação Profissional são realizadas nos seguintes programas: Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores e Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores, nas modalidades:

Aprendizagem Industrial;

Aperfeiçoamento Industrial;

Especialização Profissional;

Iniciação Profissional;

Qualificação Profissional;

Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na modalidade:

Habilitação Profissional.

As ações de Educação Profissional do SENAI nas modalidades de Aprendizagem Industrial e Qualificação Profissional podem ser desenvolvidas de forma articulada com Educação Básica do SESI.

Quanto às ações de STT, o SENAI/RR atua com as seguintes linhas de serviço: Serviços Técnicos Especializados, Assessoria Técnica e Tecnológica, Serviços Metrológicos, Informação Tecnológica e Inovação.

Atualmente, o SENAI Roraima dispõe de 86 cursos distribuídos em 12 áreas de atuação: Alimentos, Automotiva, Confecção do Vestuário, Construção Civil, Eletroeletrônica, Gestão, Informática, Madeira/Mobiliário, Metal/Mecânica, Refrigeração, Segurança no Trabalho e Telecomunicações.

O SENAI Roraima atua ainda com programas especiais, são eles:        

PAS – Programa de Alimentos Seguros que tem como objetivo garantir que os alimentos industrializados sejam seguros para o consumidor;

PSAI - Programa SENAI de Ações Inclusivas - Programa destinado a promover a inclusão social na educação profissional das pessoas com deficiência, bem como, as vertentes relativas à raça, etnia, gênero e trabalhadores em processo de envelhecimento.

PRONATEC - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico - É um conjunto de ações do Governo Federal que visa à expansão e à democratização de oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de formação inicial e continuada de trabalhadores, por meio do SENAI e outras Instituições.

 

 Diretores do SENAI - Departamento Regional de Roraima

08/1991 – Fernando Antônio Hora Menezes

12/1991 - João Batista Soares da Cunha

01/1995 - Alexandre Alberto Henklain Fonseca

09/1997 - Almecir de Freitas Câmara

09/1998 - Aldemurpe Oliveira de Barros

03/2007 - Arnaldo Mendes de Souza Cruz

 

Diretores do SENAI - Centro de Formação Profissional

07/1987 - Prof. José Fernandes Hollanda

10/1991 - Prof. Luiz Antônio Furtado

12/1991 - Mari Moraes Sá Marchioro

01/1995 - Prof. Maria Antonia de Melo Cabral

01/2001 - Aldemurpe Oliveira de Barros

02/2002 - Luciene da Silva Oliveira

06/2007 - Arnaldo Mendes de Souza Cruz

01/2008 - Emílio Luiz Faria Rodrigues

02/2010 - Jamili Rafaela Vasconcelos

Compartilhe com seus amigos

Processos Seletivos